terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Átomo


O átomo é constituído por protões, que têm carga elétrica positiva, neutrões, que têm carga elétrica neutra e eletrões, que têm carga elétrica negativa.

Os isótopos são átomos diferentes do mesmo elemento químico, têm o mesmo número atómico mas não têm o mesmo número de massa, ou seja, têm diferente número de neutróes.


Distribuição Eletrónica

Os eletrões são distribuídos por níveis de energia e cada nível tem um limite eletrões. O 1º nível de energia só pode ter no máximo 2 eletrões e os restantes 8 eletrões.
Se um átomo não tem o último nível de energia totalmente preenchido, o átomo tem tendência a ganhar ou a perder eletrões dependendo se tem a mais ou a menos.

Por exemplo o Oxigénio tem 8 eletrões e a sua distribuição eletrónica é 2-6, como o último nível de energia tem 6 eletrões de valência( eletrões do último nível de energia) não está totalmente preenchido, logo tem tendência a ganhar 2 eletrões ficando um ião negativo(anião).



A Tabela Periódica


A tabela periódica tem 118 elementos, 90 naturais e 28 artificiais.
Os elementos da tabela periódica estão organizados por ordem crescente do seu número atómico. A tabela periódica está formada por grupos, colunas verticais e períodos, linhas horizontais.

Há 18 grupos e 7 períodos na tabela periódica atual. O algarismo das unidades do número do grupo corresponde ao número de eletrões de valência que cada elemento químico desse grupo tem. O número do período corresponde aos níveis de energia que os átomos desse período têm. Os elementos do mesmo grupo são tanto maiores quanto maior for o seu número atómico e os átomos de um período são menores quando o número atómico é maior.
 Os grupos são constituídos por elementos com propriedades químicas semelhantes. Alguns têm nome:
  • Grupo 1- grupo dos metais alcalinos
  • Grupo 2- grupo dos metais alcalino-terrosos
  • Grupo 17-  grupo dos halogénios
  • Grupo 18- grupo dos gases nobres
 Os elementos localizados no lado esquerdo da tabela chamam-se elementos metálicos e os do lado direito chamam-se não metálicos.São exemplos de metálicos o Lítio, o Sódio e o Magnésio. São exemplos de não metálicos o Carbono, o Oxigénio e o Enxofre.

Entre os metálicos e os não metálicos estão os semi-metálicos. São exemplos de semi-metálicos o Boro, o Silício e o Polónio.



















Ligação Química


A ligação atómica é a ligação de átomos para formar moléculas.

Uma molécula simples são átomos do mesmo elemento químico e uma molécula composta são de diferentes elementos químicos.

As moléculas são classificadas quanto ao número de átomos:

  • diatómicas- 2 átomos
  • triatómicas- 3 átomos
  • tetraatómicas- 4 átomos
  • poliatómicas- mais de 4 átomos


Os eletrões de valência são os responsáveis pelas ligações químicas.



A ligação covalente consiste na partilha de pares de eletrões de valência.
Existem 3 tipos de ligações covalentes:

  • ligação covalente simples- é simbolizado por um traço e é quando há a compartilha de um par de eletrões por dois átomos;
  • legação covalente dupla- é simbolizadoa por dois traços e é quando há a compartilha de dois pares de eletrões por dois átomos.
  • ligação covalente tripla- é simbolizada por três traços e é quando há a compartilha de três pares de átomos por dois átomos.













A Notação de Lewis é feita:

  • 1º representa-se separadamente os átomos
  • 2º representa-se os átomos unidos com os pares de eletrões compartilhados por pontos e cruzes
  • 3º os eletrões compartilhados são necessários para que cada um dos átomos fique com o número máximo de eletrões de valência




















A ligação iónica é a atração entre iões posotivos e negativos. Os iões resultam da transferência de eletrões de átomos com tendência a libertar eletrões para átomos com tendência a captá-los.

A ligação metálica é a atração entre iões positivos e eletrões livres.






Sem comentários:

Enviar um comentário