Som
Os sons podem ser produzidos por fontes das cordas vocais dos seres humanos, passando pelos instrumentos musicais.
Os sons são produzidos por vibrações, como por exemplo a régua só produz som quando está a ter uma oscilação.
A altura do som é classificada em sons agudos(altos ou finos) e graves(baixos ou graves). Quanto maior for a altura do som maior a frequência.
A intensidade do som é classificada em sons fortes e fracos.
Onda sonora
A vibração de uma fonte sonora está associada à energia de movimento.
A vibração do som transmite-se através de um meio material até aos ouvidos, onde é percepcionada. A transmissão das vibrações provoca a aproximação das partículas em determinadas zonas e o seu afastamento noutras. As zonas onde se aproximam chamam-se cristas e as ondas onde se afastam chamam--se vales.
Propagação do som
O som é uma onda mecânica que necessita de um meio material para se propagar. A velocidade de propagação difere consoante o meio de propagação do som. Posto isto a propagação das ondas sonoras é mais rápida nos sólidos do que nos líquidos e mais rápida nos líquidos do que nos gases.A velocidade de propagação do som depende do estado físico do meio e de outros fatores como a densidade ou a elasticidade do material. Há materiais que são utilizados como isolantes, porque as suas partículas vibram com dificuldade, absorvendo a energia da onda sonora como por exemplo a cortiça e a alcatifa.
Como é que ouvimos o som?
Para conseguirmos ouvir um som, é preciso que o som seja produzido pela fonte sonora, que a onda se propague num determinado meio e que chegue ao nosso ouvido.
O ouvido externo capta as vibrações sonoras e estas são transmitidas ao ouvido médio, onde as amplifica e envia ao ouvido interno. A propagação das ondas no líquido do ouvido interno origina impulsos elétricos que são mandados ao cérebro. No cérebro, estes impulsos são descodificados e transformados em sons.
Sem comentários:
Enviar um comentário