domingo, 2 de junho de 2013

Luz

A luz propaga-se em linha reta e radialmente em todas as direções num meio onde a luz se propaga com  a mesma velocidade em todas as direções. Cada uma das direções em linha reta da qual se propaga a luz chama-se raio luminoso e ao conjunto de raios luminosos provenientes de uma mema fonte dá-se o nome de feixe luminoso.

Existem sinais luminosos que servem para dar a informação de algo.

A reflexão da luz é a mudança de direção ou de sentido que acontece quando os raios luminosos incidem em certas superfícies, continuando a luz a propagar-se no mesmo meio.

A refração da luz ocorre quando a luz passa de um meio ótico para outro, onde a velocidade de propagação é diferente.



Triângulo de visão

O triângulo de visão é quando uma fonte luminosa emite luz para um objeto não luminoso onde a luz é refletida e depois entra no olho da pessoa fazendo com que essa pessoa veja o objeto.







Espelhos

Os espelhos podem ser convexos e côncavos. Nos espelhos convexos, a superfície polida é a parte exterior de uma superfície esféria. Os espelhos côncavos são os que têm a superfície polida com a parte interior de uma superfície esférica.







Reflexão total

Quando a luz passa de um meio onde a velocidade é menor do que onde a velocidade é maior, o raio refratado afasta-se da normal. A reflexão total ocorre quando o ângulo de incidência for superior ao ângulo limite que deixa de haver refração e toda a luz que incide na superfície de separação dos meios é refletida.


Lentes

As lentes são corpos transparentes de vidro ou de plástico tratado, limitados por uma ou duas superfícies curvas. Existem dois tipos de lentes:
  • convergentes ou de bordos delgados- têm bordos delgados e maior espessura no centro, o que faz convergir os raios de luz paralelosao eixo principal para um ponto único    que é o foco principal(real).
  • divergentes ou de bordos largos- possuem bordos mais espessos do que o centro, fazendo divergir os raios de luz paralelos a eixo principal, de modo que o prolongamento dos raios refratados para trás da lente se encontram num ponto que é o foco principal(virtual).

Das lentes convergentes e divergentes, é possível investigar-se as características das imagens obtidas. Quando não é observada no alvo, a imagem é virtual quando é observada a imagem é real.



Constituição do olho


O olho tem uma forma aproximadamente esférica, cujo interior se encontra com humor aquoso e humor vítreo.

O lobo ocular está revestido pela esclerótica de aspeto branco, opaco e duro e pela córnea, de aspeto transparente.

A íris é constituída por um anel de músculos que controlam a abertura da pupila e a sua cor varia de pessoa para pessoa.

A pupila é uma abertura circular negra. Atrás desta encontra-se o cristalino que foca os objetos.

A retina é uma membrana onde se situam as células sensíveis à luz, que atuam como película onde se formam as imagens. Esta está ligada ao nervo ótico, que comunica com o cérebro.





A visão pode ter 4 tipos de defeitos que são:
  • A miopia- vê-se mal ao longe e bem ao perto
  • A hipermetropia- vê-se mal ao perto e bem ao longe
  • O astigmatismo- foca-se mal os objetos
  • A presbiopia- têm-se a "vista cansada"

Arco-Íris

O arco-íris tem 7 cores(vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) e forma-se quando hà sol e chuva ao mesmo tempo.

Quando a luz solar incide numa gota de água refrata-se, depois bate noutra parede da gota e reflete-se e depois volta a sofrer refração para sair da gota.




Espectro da luz branca


O feixe de luz branca é constituído por mais de uma radiação monocromática. Este, quando passa do ar para o interior de um meio transparente, como uma gota de água ou um prisma, refrata-se.
Cada uma das radiações propaga-se a velocidades diferentes e cada radiação sofre refração com ângulos diferentes, separando as outras. Depois isto forma-se uma banda contínua com as sete cores. Este fenómeno chama-se dispersão da luz branca. Ao mandar desse meio para o ar, as radiações refratam-se outra vez.




Cores e luz

As cores primárias da luz são o verde, o azul e o vermelho.
A sobreposição de duas cores primárias da luz origina uma cor secundária:
  • verde + azul=ciano
  • verde + vermelho=amarelo
  • vermelho + azul=magenta


Os materiais opacos são os que não deixam que a luz os atravesse, absorvendo ou refletindo, total ou parcialmente, todas as radiações que recebem.

Os objetos pretos e opacos aborvem todas as radiações do espetro da luz branca. Os objetos brancos e opacos refletem todas as radiações do espetro da luz branca.

Os objetos que apresentam outras cores absorvem seletivamente algumas radiações e refletem outras, como por exemplo:
  • um cravo vermelho absorve preferencialmente luz ciano.
  • uma rosa que absorve preferencialmente luz azul apresenta-se amarela.

Se o cravo ou a rosa forem iluminados por radiações de outras cores, podem ficar de outra cor.

Os objetos transparentes são os que deixam que a luz os atravesse, absorvendo algumas radiações e transmitindo outras.
Se colocarmos um líquido magenta dentro de uma garrafa de vidro verde, este absorve todas as radiações, à exceção da verde, que transmite o líquido. O líquido como é magenta, absorve toda a radiação verde e como absorve toda a radiação, o líquido dentro da garrafa fica preto.   











 

sábado, 1 de junho de 2013

Som

Os sons podem ser produzidos por fontes das cordas vocais dos seres humanos, passando pelos instrumentos musicais.
Os sons são produzidos por vibrações, como por exemplo a régua só produz som quando está a ter uma oscilação.
A altura do som é classificada em sons agudos(altos ou finos) e graves(baixos ou graves). Quanto maior for a altura do som maior a frequência.
A intensidade do som é classificada em sons fortes e fracos.

Onda sonora

A vibração de uma fonte sonora está associada à energia de movimento.
A vibração do som transmite-se através de um meio material até aos ouvidos, onde é percepcionada. A transmissão das vibrações provoca a aproximação das partículas em determinadas zonas e o seu afastamento noutras. As zonas onde se aproximam chamam-se cristas e as ondas onde se afastam chamam--se vales. 










Propagação do som

O som é uma onda mecânica que necessita de um meio material para se propagar. A velocidade de propagação difere consoante o meio de propagação do som. Posto isto a propagação das ondas sonoras é mais rápida nos sólidos do que nos líquidos e mais rápida nos líquidos do que nos gases.
A velocidade de propagação do som depende do estado físico do meio e de outros fatores como a densidade ou a elasticidade do material. Há materiais que são utilizados como isolantes, porque as suas partículas vibram com dificuldade, absorvendo a energia da onda sonora como por exemplo a cortiça e a alcatifa.


Como é que ouvimos o som?

Para conseguirmos ouvir um som, é preciso que o som seja produzido pela fonte sonora, que a onda se propague num determinado meio e que chegue ao nosso ouvido.
O ouvido externo capta as vibrações sonoras e estas são transmitidas ao ouvido médio, onde as amplifica e envia ao ouvido interno. A propagação das ondas no líquido do ouvido interno origina impulsos elétricos que são mandados ao cérebro. No cérebro, estes impulsos são descodificados e transformados em sons.