segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O meu nome é Miguel Álvares, sou aluno do 8º ano da escola Vasco da Gama e criei este blogue para a disciplina de Físico-Química.
Vai-me ajudar a estudar e pode ser que ajude outras pessoas.



Transformações físicas

As transformações físicas ocorrem quando na transformação de uma substância não se forma uma nova substância.


Amachucar um papel é um exemplo de uma transformação física. A passagem da água líquida a gelo (estado sólido) ou a vapor (estado gasoso) são também exemplos deste tipo.










Transformações químicas

As transformações químicas ocorrem quando se forma uma nova substância.



Queimar papel e o aparecimento de ferrugem são transformações químicas.


Como se formam as estalactites e as estalagmites?

A água da chuva contém uma pequena quantidade de dióxido de carbono que é absorvido da atmosfera. Quando esta entra através do solo, absorve mais dióxido de carbono.

A solução modera o ácido, desgastando o calcário, fazendo surgir buracos alagados e cavidades.                   
O gotejo contínuo da água que se infiltra através do solo forma a formação de novas estalactites e estalagmites, após a passagem através do calcário. As estalactites são formadas a partir do tecto e as estalagmites a partir do chão. Podem-se formar colunas quando as duas se juntam.







Tipos de Combustão

Existem dois tipos de combustão: Vivas e Lentas.



As combustões Vivas são aquelas em que se produz luz e que, vulgarmente, se designa por fogo. Estas surgem quando o combustível liberta gases suficientes para provocar chama. A combustão do carvão ilustra estes aspectos.









Quando se produz a uma temperatura suficientemente baixa,não há luz. A oxidação de um metal (ferro, cobre, zinco, etc.) em contacto com o ar húmido é um exemplo deste tipo de combustão. A combustão Lenta é uma forma de queima que acontece a baixas temperaturas.















                                       

Sem comentários:

Enviar um comentário